Aprenda em Curso de Hebraico conhecendo as práticas do sábado

Aprenda em nosso Curso de Hebraico as práticas do sábado, o Shabat em Israel

בָּרוּך אַתָּה אַדֹנָי אֱלֹהֵינוּ מֶלֶך הָעוֹלָם, אֲשֶר קִדְּשָנוּ בְּמִצְוֹתָיו וְצִוָּנוּ לְהַדְלִיק נר שֶל שַבָּת

Shalom desde Sião. Aprenda em Curso de Hebraico conhecendo as práticas do sábado. Nosso Curso de Hebraico Online têm o prazer de trazer estas informações importantes sobre a prática do sábado para a cultura hebraica.
No pôr do sol da sexta-feira, o Shabat começa ou seja, começou o sábado. O Shabat é considerado o dia mais importante da semana judaica. O acendimento das velas de Shabat é importante e é um dos principais rituais que diferencia este dia dos outros.Quer saber como deve ser feito o ritual de acendimento das velas de Shabat e como recitar a oração em Hebraico?
Shabat Shalom da família eTeacher

A ORAÇÃO DAS VELAS DE SHABAT – Sábado em Hebraico

No pôr do sol da sexta-feira, uma semana de atividades e crescimento chega ao seu fim e um novo dia é anunciado. Um dia de descanso, um dia santo, o dia de Shabat. O povo judeu por todo o mundo marca a entrada deste dia com o acendimento de velas e uma oração: “Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou acender a vela do santo Shabat.”

ESTAS SÃO AS INSTRUÇÕES TRADICIONAIS:

Em nosso Curso de Hebraico Online você vai sempre aprender um pouco mais sobre a tradição judaica, veja a seguir o que é feito no começo do sábado pelas famílias judaicas, e você poderá repetir o mesmo memorial milenar:

Acenda as velas dezoito minutos antes do pôr do sol. Vestindo as roupas do Sábado ou das Festas Judaicas, doe algumas moedas para caridade. Muitas pessoas dedicam esta caridade às crianças pobres de Israel. Estenda as suas mãos sobre as velas, mova-as para dentro três vezes em um movimento circular e então cubra seus olhos. Enquanto os seus olhos estiverem cobertos, ore com todo o seu coração.

Shabat Shalom da família eTeacher
Mais detalhes sobre o ciclo da vida judaica, leia no site Cafetorah.com no link a seguir:

Detalhes sobre o sábado no Hebraico Bíblico e na Cultura Judaica, na Antiguidade e em Israel – Curso de Hebraico

A palavra sábado vem do hebraico Shabat, que é 47 vezes traduzido na Bíblia com sentido de cessar e 11 vezes no sentido de descansar. Uma referência ao 7º dia semanal, que no calendário bíblico acontece entre o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado no calendário ocidental. A primeira ocorrência do Shabat na Bíblia está no livro de Gênesis, quando D’us descansa de tudo que criou neste dia.

“E, havendo D’us terminado no dia sétimo a sua obra que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou D’us o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que como Criador, fizera” (Gn 2:2).

Mas, por que D’us descansou neste dia? Que propósito Ele tinha nisto? O Sábado é ainda aplicado para os judeus? E aos não-judeus crentes? Estas perguntas serão respondidas nesta exposição. A Proposta Original Depois de D’us ter manifestado toda a ordem no Éden, todo o cenário para a manifestação de sua criação, então, definitivamente ele cria o homem, que seria o centro do Éden. Este homem teria autoridade para dominar sobre a criação (Gn 1:28), esta autoridade seria dada por D’us. Então, D’us cria o mundo em 5 dias e no 6º dia Ele cria o homem, lhe dá autoridade e declara que tudo era muito bom! (Gn 1:31).

Sábado, o dia do descanso

Finalmente, Ele descansa no 7º dia (2:1-3). O processo é lógico, D’us criou o homem para descansar com Ele neste 7º dia, na verdade este 7º dia seria eterno, nunca deveria cessar, D’us cria um mundo em ordem, para estabelecer o homem em um paraíso de perfeição utópica e finalmente para descansar com Ele. Na verdade nunca haveria uma “segunda-feira” ou um ciclo de 7 dias para o homem. D’us não criou o homem originalmente para labutar ou trabalhar, antes para Reinar, Dominar e descansar com a criação. O Shabat é um símbolo de plenitude, de perfeição sem limites, de comunhão e harmonia da criatura com o Criador.

Onde o pecado é inexistente, onde a submissão do homem ao Seu D’us é precisa e a autoridade do homem sobre a criação é absoluta. A Perda do Descanso Quando o homem pecou (Gn 3.1 e seg.), ele renunciou o descanso providenciado por D’us, as conseqüências por causa da rebelião do homem foram seriíssimas. Agora vítima do afastamento de D’us, o homem se vê completamente alienado do eterno descanso proposto por seu Criador. Por esta razão D’us disse: “… maldita e a terra por sua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra…” (Gn 3:17-19).

Quando você estudar em nosso Curso de Hebraico Online você vai aprender sobre a raiz da palavra Sábado – Shabat no Hebraico Bíblico, a profundidade de seu significado e até mesmo sobre a sua universalidade.

 Leia mais aqui: